quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Microsoft desabilita autorun em sua ultima atualização



      Uma das maneiras mais usadas pelos criadores de vírus para infectar um computador é através de pendrives USB. Eles usam uma característica do Windows que permite que arquivos sejam executados assim que o pendrive é espetado na porta para espalhar seu código malicioso.
Posso arriscar dizer com alguma certeza que milhões de computadores ao redor do mundo são infectados dessa maneira. Mas graças à própria Microsoft, esse tipo de infecção viral pode ser coisa do passado.




      Na atualização liberada ontem, a empresa desabilitou a função de Autorun para portas USB. Dessa maneira, os pendrives que se conectaram a computadores infectados não conseguirão automaticamente infectar outros pelo mero ato de plugar um dispositivo. O usuário vai ter que ser idiota ingênuo o bastante para copiar e colar o vírus no próprio HD se quiser deixar seu PC mais viral.
      A função de Autorun, no entanto, não foi desabilitada para mídias físicas como leitores de CD, DVD e Blu-ray, já que a Microsoft diz que nunca viu esse tipo de disseminação de vírus ocorrendo. Mas agora que os criadores de vírus sabem disso, talvez você encontre CDs infectados no futuro.
      A atualização que desativa o Autorun foi liberada para o Windows XP, Vista e 2000, então se você tem algum desses é recomendado abrir o Windows Update e instalar as atualizações disponíveis. O Autorun já está desabilitado por padrão nos computadores com Windows 7.


fonte: technoblog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...