Alunos da Universidade de Groningen, na Holanda, criaram a maior tela sensível ao toque do planeta Conhecida como Reality Touch Theatre. A invenção dos estudantes holandeses tem 10 metros de comprimento e consegue identificar cem toques simultaneamente.
Segundo os informes do grupo de pesquisadores, o painel touchscreen gigante conta com seis câmeras Optitrack v120 Slim, 16 emissores infravermelhos e 1 mil LEDs para reproduzir os movimentos na superfície interativa com 135 graus de curvatura e resolução de até 4900 por 1700 pixels.
Ainda de acordo com a publicação da Universidade, o dispositivo consegue interpretar mais de cem toques ao mesmo tempo, porém, o sistema começa a ficar lento e as imagens enviadas para a tela começam a dessincronizar com os movimentos realizados. Em seu modo operacional padrão, o Reality Touch Theatre trabalha com 120 Hz, 50 milissegundos de latência e a interface com o usuário é garantida pelo software Multitouch Vista.
Como se pode observar no vídeo, além de reproduzir cores interativas, é possível escrever na telona holandesa. Tal fato abre uma imensa gama de aplicações para esta tecnologia, como em promoções comerciais e criação de museus interativos.