quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cientistas estão desenvolvendo um software pra detectar imagens "photoshopadas"


      Com um funcionamento semelhante ao de análises de balística, o aplicativo que tem sido desenvolvido em Dartmouth quer poder determinar se uma imagem foi ou não retocada por programas de edição de imagens como o Photoshop.
      Hany Farid, um cientista da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, está desenvolvendo de um software capaz de determinar se uma imagem teria ou não passado por uma edição, a famosa “photoshopada”.

      Apesar de os próprios editores por vezes se entregarem – o site Photoshop Disasters, por exemplo, faz uma coleção de mancadas na hora da edição – muitas vezes o retoque é tão bem feito que não é facilmente perceptível, mas Farid acredita que é possível analisar as imagens de forma automatizada, atentando aos detalhes de assinatura de câmeras fotográficas e de programas de edição. Seria um equivalente de uma análise de balística, mas para o ramo das imagens digitais, diz o site The Red Ferret. Assim como cada arma de fogo deixa uma determinada ranhura nas balas, o mesmo acontece com as câmeras e aplicativos de edição.

Vai um pouco de Photoshop aí?

      São pequenas alterações na resolução e na compressão das imagens que tornam possível a identificação da origem da fotografia. Para conseguir criar um banco de dados das diferentes assinaturas de cada câmera e de cada programa de edição, Farid conseguiu a permissão do Flickr, um dos maiores sites de compartilhamento de imagens, para analisar as imagens disponibilizadas no site em comparação com a câmera utilizada, informação comumente oferecida pelos próprios usuários do Flickr.
      Com isso, Farid possui hoje um banco de dados de ‘assinaturas digitais’ de mais de 10 mil modelos de máquinas fotográficas e, com a ajuda da Adobe, espera poder disponibilizar em breve um software capaz de determinar se aquela fotografia da Playboy foi ou não photoshopada, explica o site Business Week.
      Portanto, se você andou editando fotografias na surdina e conseguiu passá-las como algo real, é bom ficar esperto: se depender de Farid, logo logo sua farsa poderá ser descoberta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...