sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nova tecnologia permite dobrar a velocidade de conexões Wi-Fi


      Uma descoberta feita  por cientistas da universidade de Stanford possibilita forma dobrar a velocidade das redes Wi-Fi. A tecnologia permite que se envie e receba informações ao mesmo tempo, já que anteriormente era necessário realizar uma das tarefas de cada vez.

      Philip Levis, o professor de Stanford responsável pelo projeto, comparou a técnica a duas pessoas gritando uma para a outra ao mesmo tempo. A pessoa, mesmo gritando, consegue diferenciar a sua voz da voz da outra pessoa. A nova tecnologia usa dois transmissores em cada transceiver, eles trabalham através do mesmo conceito dos fones de ouvido com cancelamento de ruído.


      "Os dois transmissores transmitem sinais que interferem destrutivamente na antena receptora para criar um sinal morto que o receptor não pode 'ouvir'," disse o professor. "Então você cria essa posição nula onde o receptor não pode ouvir o sinal e então  ele pode receber pacotes de outras áreas."
      Somente com esta modificação, a tecnologia já se torna duas vezes mais rápida que o Wi-Fi atual, mas pode se tornar ainda mais eficiente com mais ajustes. As redes de telefonia móvel atuais já permitem que os usuários falem e ouçam ao mesmo tempo, mas utilizam uma forma cara para fazê-lo. A nova tecnologia é, ao que dizem os seus desenvolvedores, muito mais barata.
      Os desenvolvedores não revelaram quando a tecnologia estará disponível ao público, mas uma patente já foi solicitada e eles estão trabalhando na comercialização do formato.[Adrenaline]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...