quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Universidade nos EUA cria computador com 1 mm³


      Pesquisadores da Universidade de Michigan nos States, criaram um protótipo de um computador de 1mm³. Isso pode te trazer lembranças do filme "Querida, encolhi as crianças!". A imagem mostra o computador em tamanho real!


      Mas deixando as brincadeiras de lado, o dispositivo serve para medir a pressão intra-ocultar em pacientes com glaucoma e pode ser implantado em seus corpos.
      O computador inclui um processador de baixo consumo, um sensor de pressão, memória interna, uma micro bateria, uma célula solar e um sistema wireless com antena para transferir dados para qualquer dispositivo próximo ao olho do paciente.

      O processador usado é a terceira geração do chip Phoenix, criado por Dennis Sylvester, David Wentzloff e David Blaauw, professores responsáveis pelo desenvolvimento do computador. Para economizar energia, o processador passa quase todo o tempo "hibernando". Ele "acorda" apenas a cada 15 minutos para fazer as medições de pressão, o que faz seu consumo ser de apenas 5.3 nanowatts. Uma célula solar recarrega a bateria e precisa de 10 horas de luz interna ou uma hora e meia de luz solar todo dia para uma recarga completa. Sua memória interna tem capacidade para armazenar semanas de dados.
      O dispositivo deve ser disponibilizado no mercado nos próximos anos. Os pesquisadores estão trabalhando agora na produção de aparelhos para se comunicarem com o dispositivo.[adrenaline]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...