quarta-feira, 27 de abril de 2011

Você sabia que a tecnologia Touchscreen está condenada?


      Sim meu caro amigo leitor, foi isso mesmo que você leu. Essa tecnologia tão amada e que trouxe tantas inovações está condenada a se extinguir devido a falta de matéria prima.



      Arrastar, tocar, deslizar, quem não esteve escondido em alguma caverna em Marte nos últimos 10 anos, sabe que a tecnologia touchscreen está presente em grande parte dos gadgets atualmente, e ao que tudo indica, é o futuro dos botões que temos atualmente.
      E ao que tudo indica, se não for feito nada por parte dos cientistas, essa tecnologia será algo do passado e praticamente extinta em um intervalo de tempo, que ao que tudo indica não levará muito tempo.

      É necessário achar um substituto a um de seus componentes químicos principais, o óxido de índio-estanho (OIE), uma mistura de dois óxidos metálicos que tem propriedades incomuns aos metais, além da condutividade elétrica (comum nos metais) ele apresenta transparência semelhante ao vidro, quando quase todos os metais são opacos, e não permitem a passagem da luz.

      Como o estanho é abundante em nosso planeta, obviamente, não é ele que causa toda esta preocupação, e sim, o índio, principal componente desta mistura, que é obtido como um subproduto da mineração do chumbo e zinco. O problema pode ser maior ainda quando chegamos ao ponto de saber que outros componentes também são dependentes do OIE, como os painéis de cristal liquido (LCD), LEDs de baixo consumo energético e células solares.

     Estudos recentes estimam que as reservas de índio são de aproximadamente 16 mil toneladas, grande parte parte delas concentradas na China. Levando-se em conta a quantidade de índio consumida anualmente chega-se e com um simples cálculo, chega-se ao resultado que em 2020 não teremos mais índio disponível no planeta. A China, atenta a este fato já começou a limitar as exportações do índio, o que está tornando o produto cada vez mais caro.

      Vendo todo esse cenário, diversas tecnologias mostraram-se a frente como os Nanotubos de Carbono. Aplicáveis a esse contexto, porém não apresentam vantagens como o OIE.
      Uma coisa é certa, os estoques de índio não durarão para sempre, e sua substituição é inevitável, porém quem será o primeiro a descobrir uma solução capaz de substituir o índio em todos os requisitos?
     

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...