quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tecnologia GPS mais precisa em 2014


      Alguém aí percebeu que de uns dias pra cá, diversas previsões estão sendo feitas a longo prazo? Ok, mas deixando o assunto de lado, a nova da vez é que a tecnologia GPS irá ganhar uma gigantesca atualização em meados de 2014.


      Especialistas dizem que a qualidade e a precisão dos satélites GPS existentes está se deteriorando gradualmente, e pode cair para 80% em 2012. O que logicamente demanda uma atualização necessária ao decorrer dos próximos anos. Pesquisas já estão sendo desenvolvidas e inclusive grande partes delas já estão em estágio de testes.
Organizações Européias, o Japão e a China já mostraram pressa no desenvolvimento de sucessores a tecnologia GPS.

      Mas a próxima evolução real do Sistema de Posicionamento Global  é o GPS III (ou GPS Block III), que está, assim esperamos, bem próxima de entrar em funcionamento, com pelo menos uma dúzia de novos satélites de uso militar em 2014, trazendo grandes melhorias para a rede atual. Os novos satélites irão aumentar sua potência de transmissão em até 500 vezes, reduzindo os possíveis efeitos de interferências causadas por alguns dispositivos e evitará a perda de sinal que pode ocorrer quando as condições meteorológicas pioram muito.

      Este aumento da intensidade do sinal dobrará a precisão do sistema atual, que agora sofre de uma escala de 1 a 10 metros de erro em circunstâncias normais, dependendo do receptor e dos obstáculos ao seu redor, chegando a triangular uma posição com uma precisão de até 60 centímetros.
      Esta nova rede terá como principal caráter o uso militar, e se o passado serve como uma referência, será preciso esperar mais algum tempo para ver a nova tecnologia ser convertida para uso civil.[Forumpcs]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...