sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como o Egito desligou a internet?


      Quem diria, em pleno século 21, a humanidade ainda sofre com ditadores, e pior ainda, com a falta de liberdade de expressão, num veículo de comunicação largamente influente: A Internet.



      Em meio a conflitos, repressões, e outras manifestações violentas, o governo egípcio resolve desconectar praticamente toda a internet do país, algo realmente assustador. Uma nação de 80 milhões de pessoas ficou as escuras.
      Mas ao contrário do que se parece imaginar, não existe nenhum botão vermelho, ou alavanca mágica. Mais foi quase isso,  o governo egípcio simplesmente emitiu uma ordem aos provedores para desligarem seus serviços.

      O que o governo egípcio fez foi pedir para desativar mais de 3,5 mil rotas BGP, que ligavam os backbones de dez grandes provedores do país ao resto do mundo. O BGP, ou Border Gateway Protocol, é um dos principais protocolos da internet. É ele que faz a ligação entre os backbones, os principais servidores da rede mundial de computadores. Por estarem espalhados em diversos países, esses backbones precisam estar em constante comunicação para saber qual a melhor rota para um determinado pacote.



      Sem as rotas BGP, os provedores de internet locais não sabem para onde mandar os navegadores que pedem por endereços como o google.com ou twitter.com, pois as rotas que levavam para os servidores desses endereços estão inacessíveis. O contrário também é verdadeiro: qualquer pessoa fora do Egito que tentar acessar um servidor localizado no país vai dar de cara com uma página de erro (como na página oficial do governo egípcio; pode tentar acessar, mas não vai abrir). É como se na internet o Egito tivesse deixado de existir.
      Ou quase. De acordo com a empresa de rede Renesys, único grande provedor que continua com suas rotas BGP inalteradas é o Noor Data Group, que se conecta à rede por meio de um cabo de fibra óptica submarino pertencente à Telecom Italia (a dona da TIM aqui no Brasil). Mas essa pode ter sido uma estratégia do próprio governo, já que eles sabem que esse provedor é usado pela bolsa de valores local e por isso não pode sair do ar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...