quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pele em spray vira realidade




     Esta pistola de pele em spray não é ficção científica: é um protótipo de dispositivo médico que literalmente borrifa células em vítimas de queimaduras, para fazer a pele crescer de novo. Métodos antigos, como enxertos de pele, levavam semanas para fechar queimaduras; a pistola de pele só precisa de uma horinha.


     Nós ouvimos falar da pistola de pele em spray lá em 2008, mas não imaginávamos que ela se tornaria tão real, e tão útil, de forma tão rápida. Apesar de ainda estar em fase experimental, a pistola de pele já foi usada com sucesso em mais de uma dúzia de vítimas de queimadura.
     Ela funciona usando células-tronco da pele saudável do paciente, misturadas em uma solução para serem borrifadas na pele. E combinadas com esta pistola, o resto é fácil. Os médicos dizem que “borrifar células epiteliais é como pintar com spray”.
     O vídeo mostra algumas imagens um pouco fortes de queimaduras, então só veja se aguentar imagens assim. Este vídeo será exibido no documentário “National Geographic’s Explorer: How to Build a Beating Heart”. Células-tronco têm sido um ponto de controvérsia há um bom tempo, mas este é um belo exemplo de ciência na prática. [National Geographic]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...