terça-feira, 26 de abril de 2011

Conheça todas as informações liberadas sobre o Wii2 (Project Cafe)


     Um dia depois de uma notícia de que a nova geração de consoles chegaria somente em meados de 2014. Eis que a Nintendo libera diversas informações sobre seu novo console, e inclusive confirma sua presença na E32011.

      Conhecido internamente de Project Cafe (Projeto Café), o futuro vídeo game da Big N poderá chegar ao mercado com o nome comercial de Wii 2 ou ainda Stream.

Embora os rumores anteriores tenham sugerido que o console seria equipado com um processador quad core SoC da ARM, novas informações parecem confirmar que o hardware será mesmo composto por um PowerPC da IBM com 3 núcleos. Pelo que se comenta, a CPU deverá ter um clock entre 3.2-3.6Ghz, uma vez que tudo leva a crer que será um pouco mais potente que o processador equipado no Xbox 360.
      Em termos de chip gráfico, o Wii 2 ou Stream, será equipado com uma GPU da família R700, utilizando, portanto, os benefícios do shader model 4.1 (DX 10.1). Especula-se em uma Radeon HD 4770. A título comparativo, o PS3 é equipado com uma GeForce 7800 GTX. Desta forma, sairá de cena games com qualidade similar ao DX9, para finalmente haver um salto gráfico, com jogos “padrão” DirectX 11.


      É provável que o novo vídeo game da Nintendo utilize chips com 40nm ou 32nm – previsões mais realistas - ou ainda em 28nm/22nm – em termos mais otimistas. O certo é que a GPU do Wii 2 / Stream terá a sua disposição, 512MB de RAM.
      Em outras palavras, sairá de cena um vídeo game voltado para o público infantil e seus jogos casuais e de pouco apelo visual, para a chegada de uma verdadeira máquina de ponta para os hardgamers de plantão.
      Em se tratando de layout, a Nintendo fará uma mescla entre modernidade com o clássico. De acordo com supostas imagens vazadas do console, o novo vídeo game terá um forte apelo visual ao seu bisavô SNES, que fez a alegria da garotada nos anos 90. Portanto, nada de algo futurista e de gosto duvidoso, conforme sugeriam as artes disponibilizadas na internet por designers.


      Contudo, além da primazia gráfica, o Wii 2 / Stream terá ainda como forte apelo, o uso da tecnologia “Screen Stream” (daí uma das hipóteses para a mudança no nome do equipamento). Embora não haja maiores detalhes a respeito do recurso, sabe-se até agora, que o console terá controles equipados com uma pequena tela LCD sensível ao toque, onde o jogador poderá além de utilizá-la no auxilio na condução do jogo, acompanhar o desenrolar da partida sem a necessidade da TV! Essa tecnologia abre algumas possibilidades interessantes, como por exemplo, o uso  de um game compartilhado com 4 amigos, onde cada um acompanha na tela de seu controle, o andamento do jogo que lhe diz respeito.
      Tudo leva a crer que finalmente a Nintendo colocará suporte full HD (1080p) em seu vídeo game. Fala-se ainda na possibilidade do recurso “Virtual Console Games”, similar ao utilizado nos controles do DreamCast da SEGA.


      Um ponto ainda nebuloso no Wii 2 / Stream, diz respeito à tecnologia de armazenamento. Comenta-se que a Nintendo vetou o uso de discos magnéticos em favor das memórias flashs. Ao que tudo indica, o futuro console da Big N terá um sistema de armazenamento no melhor estilo de um SSD, provavelmente com tamanhos entre 64-128Gb, face ao alto custo da tecnologia.
      Em termos de mídia, tudo leva a crer que o vídeo game continuará a utilizar o bom e velho drive de DVD-ROM, ao invés do cogitado Blu-ray. Esse ponto pode ser um problema para os desenvolvedores, uma vez que os games AAA de próxima geração dificilmente caberão em uma ou mesmo em duas mídias.
      Especula-se que a Big N poderia lançar seu novo vídeo game já em outubro, ou ainda esperar para março/abril de 2012, para dar mais tempo para que os estúdios possam desenvolver jogos que explorem todo o potencial da tecnologia “Screen Stream”.
      Caso essas informações se confirmem, a Nintendo poderá estar com a “faca e o queijo nas mãos”, uma vez que novos rumores dão conta de que nem a Microsoft, nem a Sony deverão lançar a sua próxima geração de consoles antes de 2014, o que daria à Big N uma vantagem mercadológica entre 18-24 meses sobre os seus rivais.
      Quanto ao preço, analistas acreditam que todas essas novidades serão traduzidas no valor final do produto. Mas nada fora da realidade do mercado. Acredita-se que o Wii 2 / Stream chegará ao consumidor por algo entre US$ 350-400. Nada mal pelo o quê o produto (supostamente) oferece.[Adrenaline]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...