domingo, 6 de março de 2011

Piratas querem criar internet alternativa


      As autoridades tem se mostrado muito influentes quando se trata de derrubar sites que tem por objetivo "atrapalhas", vide o Wikileaks que em dezembro de 2010 foi tirado do ar por causa da perseguição a Julian Assange. Tudo bem que o site voltou, mais assim como os incidentes do Egito e Líbia, onde a internet também ficou indisponível por conta do governo. Um grupo de Hackers e piratas, pretendem tomar uma medida radical.

       Essa medida radical, é a criação de uma rede alternativa, que seria imune as autoridades. O projeto é encabeçado pelo sueco Peter Sunde, que se ve muito motivado já que ele é dono do site Pirate Bay, que vive na mira da polícia. Segundo ele,o problema é que os endereços da internet são gerenciados por uma entidade,o Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que foi criado pelo governo americano.
      Quando você digita um endereço de algum site em seu navegador, ele antes de acessa-lo, precisa consultar uma lista de endereços que é organizada pelo Icann. "O governo dos EUA controla quem pode entrar nessa lista. E,por isso,controla a internet", diz Sunde. 
      A idéia dos piratas é criar um sistema paralelo e descentralizado, que seria mantido por voluntários em varios países e serviria como um local seguro para sites polêmicos. Para acessá-los,você só precisaria instalar um pequeno software no seu computador. 


      O projeto já reúne mais de 200 programadores, voluntários e curiosos, mas ainda é visto com ceticismo por especialistas.Eles acham que o sistema não funcionará sem uma autoridade central - que seria necessária para evitar confusões,como ter dois sites usando o mesmo endereço. "Não fica claro como seria a distribuição dos nomes", diz Frederico Neves, do Nic.br - entidade ligada a organização técnica da internet do Brasil. É esperar para ver o que vai virar dessa empreitada. [SuperInteressante]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...