sábado, 15 de janeiro de 2011

Wikipedia comemora 10 anos


      Em sala de aula, a professora passa um exercício. Logo que os alunos terminam de anotar o que será preciso apresentar para obter a nota do bimestre, ela acrescenta: “Não aceito artigos da Wikipedia como fonte”. Pode parecer uma cena de vários anos atrás, mas até hoje esse tipo de comportamento é visto em sala de aula. E mesmo assim, mesmo com todas as dificuldades referentes à credibilidade de seus artigos, a Wikipedia está por aí.



      Nesse sábado, 15 de janeiro, faz 10 anos que a maior enciclopédia do mundo entrou no ar. Jimmy Wales, seu fundador, foi o primeiro usuário a modificar um verbete dentro do serviço. “Hello world!” é a frase que ele conta ter publicado no site. Dez anos depois, o total de edições nas páginas da Wikipedia já chega a 1,2 bilhão. São absurdos os números que o site apresenta atualmente.
      A Wikipedia é o maior exercício de colaboração do qual eu já ouvi falar. São milhões de usuários que se conectam ao site mensalmente para ler os artigos. Milhares fazem edições nas páginas, para realizar correções, adicionar dados, publicar informações falsas (que são retiradas rapidamente, para alegria de todos nós), e por aí vai. O sucesso da Wikipedia é graças aos usuários, que abraçaram essa causa com vontade, e construíram uma fonte de informação livre, democrática e – talvez o aspecto mais importante – gratuita.

Jymmi Wales - Fundador do site

      São dez anos de muito trabalho, muita dificuldade, mas ao mesmo tempo muitas alegrias, muitas realizações. Confira abaixo o vídeo (em inglês)  de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, congratulando o serviço pela sua primeira década.

      Se 400 milhões de pessoas visitam a Wikipedia mensalmente, é sinal de que as pessoas estão confiando nas informações apresentadas naquelas páginas. Só falta mesmo que a classe de professores dê mais abertura para a Wikipedia. Em vez de proibir seus alunos de usarem a enciclopédia como fonte, deveriam encorajá-los a participar do site, fazer edições, trazer novas informações.

            Aqui ficam registrados os nossos parabéns para a Wikipedia. Que venham mais 10 anos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...