sexta-feira, 25 de março de 2011

EUA pretende criar supercomputador mais rápido do mundo


      Atualmente o país que hospeda o supercomputador mais rápido do mundo, é a China com o seu Tianhe-1A, e que inclusive retirou esse posto dos EUA a algum tempo atrás. Mais por pouco tempo, um laboratório norte-americano está planejando apresentar um supercomputador batizado como “Titan” em 2012 e que terá um desempenho maior que o do atual supercomputador fodelão chinês.

      O “Titan” está sendo projetado para atingir inacreditáveis 20 petaflops, de acordo com informações do PhysOrg. Este número supera em várias vezes o desempenho do chinês Tianhe-1A, que atinge 2,5 petaflops.
      Para efeito de comparação, 120 bilhões de pessoas com 120 bilhões de calculadoras demorariam 50 anos para fazer o que o “Titan” faria em um dia.
      Toda essa brincadeira custou cerca de US$ 100 milhões e será usado no cálculo de sistemas de energia complexos para o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Quando for concluído pela Cray Computers, ele ficará no Oak Ridge National Laboratory junto com seus irmãos menores.

      Os supercomputadores atingem seu alto desempenho graças à interconexão de diversos sistemas de processamento. Isto requer que os sistemas interconectados sejam capazes de transferir os dados processados em alta velocidade. No caso do “Titan”, ele utilizará o sistema de interconexão Gemini XE lançado em 2010.
      Mais é muito provavél que ele não reinará sozinho em 2012. Neste mesmo ano, a IBM apresentará seu novo supercomputador capaz de atingir 20 petaflops no Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia. O Sequoia será focado na simulação de explosões nucleares, visando assim eliminar a necessidade de explosões reais.
      Países como Japão e China continuam a desenvolver novos supercomputadores cada vez mais rápidos, por isso não há garantias de que o “Titan” ficará com o título de mais rápido do mundo por muito tempo.[Baboo]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...