quinta-feira, 7 de abril de 2011

Servidores do mundo processam 9,57 zettabytes de dados por ano


      Espera, espera aí... 9,5ZB? E isso é muito? Sim, realmente é uma quantidade de dados inimaginável, pra ter uma pequena noção, toda a informação gerada pela humanidade desde o início dos tempos até 1999 era equivalente a 12 Exabytes, e 1 Zettabyte é igual a 1024 Exabytes.



      Um pequeno grupo de cientistas da Universidade de São Diego, nos EUA, concluiu que os servidores do mundo inteiro processaram trilhões de dados por ano.  Mas eles descobriram que esse número gira em torno de 9.570.000.000.000.000 bytes de dados processados, e apenas no ano de 2008. E o que diz respeito ao resultado mostra-se bem preciso, visto o tempo que levou para ser concluído.
      Esse resultado, acredita-se ter sido gerado por cerca de 27 milhões de servidores espalhados por nosso planeta. E também dizem“Muitos desses dados são criados, processados e descartados sem sequer serem visualizados”.
      Para exemplificar ainda mais o quanto de dados, os cientistas dizem que seria necessário empilhar o maior livro já escrito por Stephen King da Terra até Netuno, indo e voltando 20 vezes, para chegar a uma quantidade equivalente.[Tecnoblog]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...