sexta-feira, 15 de abril de 2011

Luto na comunidade Gamer: Inventor dos cartuchos morre aos 71 anos


      Uma perca de alguém responsável por um grande salto em alguma área tecnológica é sempre lastimável. Infelizmente a enorme comunidade gamemaníaca perdeu um grande responsável pelos videogames serem tão famosos atualmente.



       Um dos pioneiros da indústria do videogame faleceu nesta semana. Jerry Lawson foi o criador do console Channel F da Fairchild Semiconductor, o primeiro videogame com um sistema de cartuchos, que permitia que os jogos fossem vendidos separadamente.

       O aparelho surgiu um ano antes do Atari 2600 e introduziu a segunda geração dos videogames. Antes dele, os games precisavam ser gravados no próprio aparelho.
       Lawson morreu no sábado aos 71 anos, como conta o Electronista. A causa da morte não foi especificada, mas, conforme a Wired, ele sofria há anos com os efeitos do diabetes. A doença estava em um estágio tão avançado que Lawson chegou a perder a visão em um dos olhos, além de ficar sem uma perna, o que o obrigou a andar sempre em cadeira de rodas.

       Demolition Derby foi o primeiro título para arcade de Lawson, desenvolvido em sua própria garagem, no início dos anos 70. Já o Channel F não chegou a ser um grande sucesso, com apenas 26 cartuchos em sua biblioteca. Mas seu legado permanece até hoje e Lawson chegou a receber uma homenagem da Game Developers Association em março deste ano. [Adrenaline]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...