terça-feira, 1 de março de 2011

Google usa fitas de dados para recuperar e-mails deletados do Gmail


      Muito tem se falado pela internet sobre uma falha no Gmail, que deletou emails de cerca de 150 mil usuários do serviço. E todas essas pessoas, até agora não tem acesso a suas contas.
      Mais eis que o Google, faz backup períodicos de seus dados nos servidores, e dessa vez, tiveram que recorrer aos mesmos para uma possível recuperação.




      Segundo o Google, cópias das informações dos usuários são salvas em fitas de dados para protegê-las de falhas que podem atingir o software. “Como as fitas são offlines, elas estão protegidas desses erros. Mas restaurar os dados delas pode levar mais tempo do que transferir de outro data center. É por isso que nos levou horas para recuperar os e-mails em vez de ‘milissegundos’”.
      Mesmo o Google tendo várias cópias dos dados dos usuários em datas centers, em alguns casos, uma falha no software pode afetar várias dessas cópias, explica o post. “Algumas cópias dos e-mails foram deletadas, e tivemos que trabalhar mais de 30 horas para recuperá-las”.

      A companhia explicou que uma atualização de software causou o erro no Gmail. “Logo que descobrimos o problema, paramos imediatamente a implantação do novo sistema e voltamos para a versão antiga”. O Google confirmou que a maioria dos usuários afetados teve os seus e-mails recuperados.[G1]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...