terça-feira, 8 de março de 2011

Primeiro vírus de longo alcance para Android descoberto


      Como sempre, tudo que faz muito sucesso está condenado a maior exploração, tanto por boas, quanto por más almas, não está sendo diferente do Android, que acaba de ter o primeiro vírus realmente poderoso descoberto, o site especializado Android Police, o define como "A mãe de todos os virus de Android".




      Trata-se do DroidDream, descoberto por um programador que percebeu que um programa foi listado sob o nome de um editor que ele reconheceu como sendo falso. A partir daí, o usuário descobriu que o aplicativo original tinha sido alterado com uma mudança de nome e o código do vírus foi embutido nele.

      Em uma primeira pesquisa, o usuário, por nome Lompolo, descobriu que pelo menos 21 aplicativos continham o código do vírus e que entre 50.000 e 200.000 usuários tinham realizado o download dos aplicativos infectados. O relatório final com a pesquisa aberta por um grupo de segurança do Android confirmou que mais de 50 aplicativos estão infectados.
      Uma vez que o DroidDream é instalado no aparelho, envia dados sigilosos, como número de telefone ou de identificação para um servidor remoto. O Gingerbread (Android 2.3), a última versão do sistema operacional móvel do Google, também é vulnerável ao DroidDream. De qualquer forma, os responsáveis pelo sistema Android confirmam que todos os aplicativos encontrados com o vírus foram removidos do mercado, embora o vírus também tenha se espalhado nas lojas Android não-oficiais.


      O site Counter Measures lista todos os aplicativos encontrados com o vírus e explicam que, se alguém acredita que tem o vírus em um telefone, eles podem remover remotamente os aplicativos, mas talvez não consigam resolver todos os problemas de segurança que surgiram.[Forumpcs]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...