Está claro o total desespero da equipe do Google que está a frente do Orkut. O realmente preocupante crescimento do Facebook em escala global, tomou mercados que o Orkut dominava, vide a Índia. No Brasil, parece que a coisa está a seguir o mesmo rumo.
Partindo desse ponto, o pessoal do Google resolveu dar uma repaginada lá, seguindo diversas opniões sobre a última interface lançada, a equipe reuniu o que ela poderia de oferecer melhor e outra vez, criou uma nova interaface. Para ver se ao menos, contenham um pouco da migração para o Facebook.
As novidades, que estão previstas para entrar em funcionamento nas próximas duas semanas, têm em vista a experiência do usuário ao usar a rede social para se comunicar com amigos e participar das comunidades.
A navegação dentro do Orkut vai mudar. Os itens principais, que mais interessam aos usuários, passarão para a barra lateral que fica à esquerda da página. É lá que ficam as últimas atualizações do internauta e dos seus amigos, por exemplo, a apenas um clique de distância (isso quando estiver na página inicial). E a visualização de perfil também foi modificada, permitindo que os demais usuários encontrem com facilidades informações sobre a pessoa, depoimentos, fotos, vídeos e os selos.
Os álbuns de fotos também ganham nova aparência. A visualização das imagens passa a contar com o modo tela cheia, que deixa tudo em volta da foto mais escuro e ainda permite visualizar os comentários. Bastante similar ao novo visualizar de fotos do Facebook, que tem gerado muitas reclamações.
E além de tudo o Google não só avisou que as imagens usadas no avatar ocuparão mais espaço, como pediu que os usuários façam upload de novos avatares, com qualidade e resolução compatíveis com essa mudança. E tem mais, essa nova interface será adicionada pouco a pouco para os usuários, e não utilizando o sistema de convites, como foi da última vez.[Tecnoblog]